Husky Siberiano

A origem do Husky Siberiano é bastante remota sendo conhecido na Sibéria há quase 2.000 anos, onde foi desenvolvido pelos Chukchi com o objetivo de usá-lo para puxar trenós com pequenas cargas, por longas distâncias, com pouca comida e nas condições de tempo mais rigorosas, com temperaturas que chegam facilmente à - 60º C.

Husky Siberiano

Em 1909 os primeiros Huskies partiram da Sibéria para o Alaska de onde começaram a conquistar a simpatia do mundo todo.

Em 1925 ganharam o reconhecimento mundial ao ajudar a salvar a população de uma aldeia no Alaska que, assolada por uma epidemia, não poderia receber medicamentos por que tempestades de neve impediam o pouso dos aviões. Na ocasião, mais de 150 animais de várias raças de cães puxadores de trenó foram mobilizadas para fazer chegar os medicamentos percorrendo uma distância de 1054 quilômetros em 5 dias e meio, mas o trajeto mais complicado e difícil coube aos Huskies Siberianos, liderados por Togo e Balto.

Até hoje, em comemoração ao feito dos cães é realizada uma famosa corrida (Iditarod Trail) até a cidade de Anchorage, salva pelos cães. Usado como cão de tração, carregava cargas até 20 kg no dorso, no trabalho com os esquimós. Aliás HUSKY significa forte (nota-se inclusive a semelhança com o a palavra em Português rústico, apesar do Husky ser muito amigo e dócil, ele forte e corajoso). Quem já viu, durante uma queima de fogos, um cão se escondendo ou tremendo de medo? Um Husky Siberiano você jamais verá!

A raça foi reconhecida pelo AKC em 1930. No Brasil, está entre as cinco raças mais registradas desde 1990. O mesmo ocorre no Japão, Itália e Espanha. Mas a popularidade da raça trouxe graves consequências não apenas para o "plantel" nacional mas também para os próprios cães, uma vez que, infelizmente, muitas pessoas acabam adquirindo um filhote de Husky por apaixonarem-se apenas pelos seus "belos olhos" (característica que não é de todos os Huskies, mesmo puros)... e por não conhecerem as necessidades da raça acabam se desfazendo dos cães

O Husky possui uma pelagem densa e dupla - nunca deverá ser longa e/ou oleosa. Esta pelagem será trocada 2 vezes ao ano em abundância. Neste época e aconselhável escová-lo bastante ,utilizando uma rasqueadeira de plástico, pois aço pode ferir o animal.

Bancos de automóveis , carpetes, roupas escuras etc. certamente sofrerão uma bela decoração! (facilmente removível com escova ou um pano úmido)

O husky siberiano tipicamente possui uma estrutura física musculosa ("husky" significa "robusto" em inglês), e são fortes comparados a outros cães do mesmo porte, mas não devem ser obesos.

Eles são cobertos por uma densa camada dupla de pêlo que tem uma variedade de cores e padrões, comumente com pernas e patas brancas, manchas no rosto e a ponta do rabo branca. As cores mais comuns são branco e preta, branco e cinza, branco e caramelo (ou vermelho cobre), e branco puro, ainda que muitos indivíduos têm variações marrons, avermelhadas, marrom clara e alguns são malhados (conhecidos no piebald).

Seus olhos podem ser de várias cores, azuis, castanhos ou verdes. A cor azul clara é característica, apesar de não dominantes. São aceitos na raça olhos castanhos, mel, verde e azuis, podendo ser ambos da mesma cor ou um de cada cor ou parte colorido (particolor) que é o caso de uma mancha de outra cor em um ou ambos os olhos (raro, mas muito bonito: foto). Todas estas cores são aceitas no padrão da raça Husky Siberiano.

São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono. Eles precisam primeiramente de espaço e atenção. O husky siberiano é muito brincalhão e extremamente apegado ao dono, podendo ficar doente e deixar de se alimentar se for separado de seu dono, com risco de morte por depressão. O Husky é um amigo fiel para toda a vida, se você não pode prometer amor a até que a morte os separe, então não tenha um Husky Siberiano.

Por ser muito ativo ele não é recomendado para as crianças com menos de cinco anos de idade. Crianças com menos de quatro anos podem não ter domínio sobre o cão, pois ele também é dotado de uma grande força.

Normalmente é completamente dócil e aficionado com as pessoas, os siberianos possuem um forte instinto de caçador e certamente irão ou podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequenos animais, devido ao seu instinto predatório. Devem ser mantidos em cercados seguros pois frequentemente desaparecem em longas viagens para caçar. Não se deve permitir a eles passearem sozinhos ou sem coleira. Eles são treináveis até um certo grau, mas paciência é necessária, pois são extremamente curiosos e esta curiosidade lhes rouba a atenção que deveriam prestar ao dono. São naturalmente independentes e não vão obedecer cegamente a todos os comandos.

Não tendem a comportamento agressivo ante outros cães, mas se atacados podem lutar ferozmente até a morte (dele ou do oponente), entretanto não costumam ser desconfiados ou maliciosos quanto a um ataque iminente de outro animal. Os Huskies são também cães de trabalho desenvolvidos para puxar trenós. Por esse motivo, é bom fazê-lo puxar de vez em quando de 6 a 11 quilos. Também são excelentes cães de companhia para longas caminhadas ou corrida (usar guia ou pista fechada).

Saúde

Siberianos são normalmente cães saudáveis, vivendo tipicamente de 12 a 15 anos de idade.Esta raça precisa de uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura se for usada para o trabalho (como puxar trenós). É dito que os huskies são os cães com mais "eficiência em combustível", já que consomem menos comida que outras raças de trabalho de tamanho similar e nível de atividade. A dieta precisa ser ajustada para o seu nível de trabalho e exercício; caso contrário, pode ocorrer obesidade em cães não exercitados e muito alimentados. Doença que deve-se ter cuidado é a erlichia, transmitida pelo carrapato. Cães não selecionados provavelmente desenvolverão glaucoma, pois é hereditário, por isso a importância de saber a procedência do cão e conhecer os pais ou avós, sendo recomendado a compra de animais somente com Pedigree para você ter certeza de ter adquirido um autêntico Husky Siberiano.

Peso (de acordo com o padrão oficial da raça)

Machos de 20,5 a 28Kg e fêmeas de 15,5 a 23Kg.

O filhote deverá ser adquirido de preferência com no mínimo de 45 a 60 dias de idade, em boas condições de saúde e temperamento, levando a cor em segundo plano. Nesta idade ele deverá ser cuidadosamente socializado com outros cães, outros animais e principalmente com as pessoas e estará disposto descobrir um mundo novo! Adquirindo um Husky de maior idade não será problema, desde que ele seja corretamente socializado.

Ao chegar em casa, permita que ele se ambiente devagar, se for necessário, deixar ele em lugar tranquilo, evitando chamá-lo, carregá-lo ou convidar toda a família ou a vizinhança para visitá-lo!

Quando ele estiver confiante e disposto ira descobrir seu lar e procurar a sua presença com toda a alegria! _ Os cuidados do filhotes correspondem a de qualquer raça canina, vacinas, vermífugo e alimentação balanceada. (premium ou super premium). Uma visita ao seu veterinário sempre e aconselhável, principalmente se observada alguma anormalidade comportamental, como excesso de indisposição, pois o husky costuma ser muito ativo, por isso vai beber bastante água, que deve estar sempre limpa e fresca.

Imagens e texto que recebemos de Husky Brasil

Husky Siberiano Fotos

Husky Siberiano -Anúncios

Cena: A pedido Siberian husky puppies

Postado: 04/19/2016
Idade: até seis meses
LOCATION: Južnobački okrug
proprietário: petar misic
Raça : Husky Siberiano
Kategoria: Cães à Venda
Siberian Husky puppies for sale.

Cena: A pedido Husky Siberiano

Postado: 05/27/2015
Idade: até seis meses
LOCATION: Južnobački okrug
proprietário: petar misic
Raça : Husky Siberiano
Kategoria: Cães à Venda
Siberian Husky puppy for sale.. all information misicspetar@gmail.com

Cena: A pedido Husky Siberiano

Postado: 04/15/2015
Idade: até seis meses
LOCATION: Južnobački okrug
proprietário: petar misic
Raça : Husky Siberiano
Kategoria: Cães à Venda
Husky Siberiano Info +381 63 591 506 i e-mail : misicspetar@gmail. com www. sibirski-haski. com

Cena: A pedido Husky Siberiano

Postado: 02/25/2014
Idade: até seis meses
LOCATION: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
proprietário: Fernanda Diaz
Raça : Husky Siberiano
Kategoria: Filhotes à Venda
Vendo husky linda 2 meses de idade olhos azuis pura, Femea.
1